Conheça a Residência RII

Conheça a Residência RII

PROJETO RII

O projeto RII (Residência Inteligente ICF) foi desenvolvido com o propósito de influenciar e demonstrar a possibilidade de construir com novas maneiras, buscando inovação, tecnologia e métodos construtivos sustentáveis acessíveis, a fim de amenizar os impactos negativos, e, ao mesmo tempo intensificar os impactos positivos ao entorno e as pessoas envolvidas no processo. O local escolhido foi um resort de alto padrão, um dos mais conceituados condomínios residenciais do estado do Mato Grosso,para a residência que busca a certificação Referencial GBC Brasil Casa do Green Building Council Brasil, e o Selo Procel Edificações.

Para atingir esse objetivo foram buscadas premissas sustentáveis em todas as fases do projeto, desde de sua concepção, visando o aproveitamento passivo dos recursos naturais, como iluminação natural e ventilação cruzada, passando pela escolha dos materiais, pela gestão e planejamento do canteiro de obras, utilizando sistemas construtivos de menos impacto ambiental, processos que diminuem rigorosamente a produção de resíduos, e dão aos mesmos destinação para processos de reciclagem e reutilização, e sua execução com gestão de projeto integrativo, pensando em integrar todos os setores envolvidos no processo.

O projeto utiliza elementos de construção eco-eficientes em uma edificação de alto padrão, utilizando materiais e acabamentos que valorizam o imóvel para venda, e metodologias construtivas que aumentem vida útil do mesmo, e consequentemente resultem em economia, eficiência energética e conforto termo acústico muito mais efetivos. 

SUSTENTABILIDADE

1- Posição Estratégica

         Painéis fotovoltaicos estrategicamente posicionados para uma maior absorção de energia solar, evitando perdas direcionais. Diminuição na quantidade de placas necessária para o abastecimento da residência. A cor branca reflete a radiação solar, reduzindo a absorção de calor, o consumo de energia, e eleva a vida util da cobertura.Diminui as ilhas de calor em até 6°C, trazendo maior conforto para os ambientes internos da residencia. 

2- Painel Bioconstrutivo

       O uso do painel de bambu sob a pele de vidro transparente com intensa incidência de sol reduz a temperatura interna em até 90%, tornando o ambiente mais agradável. Funcionando como um filtro natural de luz, criando um lindo e confortável jogo de luz e sombra.

3- Tratamento de Água

       Filtragem e tratamento da água para reutilização com fins não potáveis. Na intenção de atender as necessidades do 
cliente buscando reduzir o consumo de recursos naturais foi aplicado o processo que diminui o desperdício e consequentemente traz economia financeira. O reuso de água pluvial abastecera o sistema de irrigação das plantas e jardins. 

4- Paisagismo Nativo

       Utilização de espécies vegetais pertencentes ao ecossistema local reduzindo a demanda de água, pois a vegetação nativa da região, são mais adaptadas às condições pluviais locais. Promovendo a biodiversidade.  

CANTEIRO DE OBRAS

      O setor da construção civil é um grande causador de danos ambientais devido a grande quantidade de resíduos e entulho gerado nos canteiros de obra e em atividades de extração de matéria prima. Uma construção consciente, com planejamento integrado das etapas, que inclui um canteiro de obra projetado, alem de diminuir drasticamente os impactos que uma construção convencional traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final da obra e também o seu tempo de execução.

Como o canteiro de obras é definido como um processo temporário, é natural encontrar instalações ineficientes, muitas vezes justificadas pelo curto período de existência. Deixando de buscar condições adequadas, na justificativa que não vale a pena o investimento, pois logo o canteiro deixará de existir. Pode se observar que as condições dos canteiros são definidas pelo comprometimento dos gestores, independente da região implantada.

PLANTAS

 

METODOLOGIAS CONSTRUTIVAS

1- Sistema construtivo ICF, maior eficiência energética e custo beneficio.  

2- Esquadrias de PVC de alto desempenho térmico e acústico. 

3- Telhas termoacústicas, maior conforto térmico e agilidade.  

4- Boiler Foto-termico, eficiência A, aquecimento de água. 

5- Produção de energia através de painéis fotovoltaicos On-grid.

6- Aspiração central, praticidade e qualidade do ar interno. 

7- Dispositivos e metais de alto rendimento.

8- Automação residencial, gerenciamento e controle total da residência.

9- Vidros eficientes, reduzem a entrada do calor e raios UV.   

10- Painel móvel de bambu embaralhado, sombreamento e conforto.

11- Brises em madeira de reflorestamento legalizado. ado, sombreamento e conforto.  

12- Mobiliário reciclado, reaproveitamento de descarte. 

13- Jardim vertical, controle da temperatura do ambiente. 

PROJETOS 3D

Comentar no post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *