Greenbuilding, o que é?

Greenbuilding, o que é?

O que é greenbuilding e quais são suas principais certificações?

Greenbuilding é o conceito usado para designar um edifício ou espaço construído a partir de critérios relacionados à sustentabilidade social, ambiental e econômica, considerando toda a sua vida útil, ou seja, desde a concepção, obra, uso e operação, reformas e até uma eventual desmontagem ou demolição.

A busca por prédios mais sustentáveis torna-se mais forte a partir da conscientização da sociedade e do setor da construção acerca dos impactos socioambientais dessa atividade importante econômica. Estima-se que 40% de toda a água consumida no planeta, por exemplo, seja consumida pelos prédios e demais ambientes construídos, ao longo da obra e, especialmente, de sua operação.

Parte importante das matérias-primas retiradas da natureza encontra destino no setor da construção, assim como acontece quando falamos no consumo de energia elétrica e na produção de resíduos urbanos.

Isoladamente, quando pensamos em um prédio, o fato de ele apresentar diferenciais de sustentabilidade torna-o mais eficiente no consumo de recursos como água e energia, mais confortável do ponto de vista do usuário (já que existe um maior cuidado na escolha de materiais, na qualidade do ar interno e nos desempenhos térmico lumínico e acústicos, por exemplo) e, por fim, menos impactante ao meio ambiente, três pontos que constituem a missão da Inovatech.

De modo geral, um prédio verde apresenta um conjunto extenso de características. Nós da Inovatech trabalhamos para que nossos clientes possam aprimorar a sustentabilidade de seus edifícios e também de suas empresas:

Sustentabilidade com ICF Projetos:

Tudo começa com um projeto concebido para tirar máximo proveito do terreno (posição do sol, dos ventos, escoamento da água das chuvas etc.), mínima impermeabilização do solo, redução de impactos à fauna e à flora, dimensionamento adequado das aberturas para mais iluminação e ventilação naturais, sistemas capazes de reduzir o consumo de água e energia, flexibilidade no layout, entre outros aspectos definidos pela ICF Projetos.

Sobre confortos relativos a iluminação natural, temperatura interna e acústica, investimos em alta tecnologia para oferecer um material que assegure aos nossos clientes o cumprimento das normas vigentes.

Gestão sustentável da obra com ICF Construtora:

Ao longo da construção, o sistema iForms ICF evita a geração de resíduos, economiza tempo, recursos e mão de obra. Priorizamos materiais certificados ou que comprovadamente apresentem bom desempenho ambiental, sejam duráveis e recicláveis.

Nessa fase, trabalhamos para melhorar a gestão de processos de nossos clientes, de maneira que as escolhas focadas na sustentabilidade não necessariamente signifiquem custos extras.

Gestão de Resíduos iForms ICF

Fundamental em todo projeto e obra, a gestão dos resíduos da construção civil, a grande vantagem do sistema iForms ICF é a redução de até 93% de resíduos em comparação com o sistema convencional de construção civil, permitindo o reaproveitamento dos resíduos triturados em concreto leve sendo 100% reciclável.

Eficiência Energética

Este é um ponto importante tanto para o projeto original quanto para edifícios que queiram melhorar seu desempenho térmico. As formas do Sistema iForms são constituídas de EPS Classe F e ao serem montadas em paredes funcionam como barreiras térmicas, diminuindo em média 50% dos custos com condicionamento de ar, seja aquecimento ou resfriamento do ambiente, isso por conta do isolamento térmico de 0,35 W/m²K que o EPS de alta densidade da iForms ICF.

Certificações do conceito Greenbuilding

As certificações de conceito greenbuilding são uma maneira eficiente de mensurar e comprovar a sustentabilidade de um edifício verde. O mais importante não é o selo em si, mas os resultados concretos que podem ser obtidos ao longo do processo de certificação. Toda certificação pode trazer benefícios, desde que o empreendedor tenha objetivos bem definidos desde o início.

Conheça as principais certificações de greenbuilding:

Certificação AQUA-HQE: Lançada em 2008 no Brasil pela Fundação Vanzolini, é inspirada na certificação francesa HQE (Haute Qualité Environnementale).

Certificação LEED: Lançada em 2007 no Brasil, é uma adaptação do selo criado pelo Conselho de Green Building dos EUA (USGBC). Leia mais.

Certificação BREEAM: Desenvolvida em 1992 pela inglesa Building Research Establishment (BRE), chegou ao Brasil em 2011.

Etiqueta PBE Edifica: 100% brasileira, foi lançada em 2009 pela Eletrobrás e Inmetro.

Certificação Casa Azul CAIXA: Criada pela Caixa Econômica Federal em 2010, para incentivar projetos habitacionais financiados pelo banco com soluções sustentáveis.

Comentar no post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *